Duncan, Methos e Joe - Foto de David Gray
Foto © David Gray


Highlander



O MUNDO DE HIGHLANDER

 

Cinema/TV

Até hoje, cinco filmes, duas séries de TV e um desenho animado foram produzidas sobre a saga dos Imortais.


Filmes:

Highlander, O Guerreiro Imortal (Highlander) - 1986

Highlander, A Ressurreição (Highlander 2: The Quickening/Highlander 2: Renegade Version) - 1991

Highlander, O Feiticeiro (Highlander 3: The Sorcerer/Highlander 3: The Final Dimension) -1994

Highlander: A Batalha Final (Highlander: Endgame) - 2000

Highlander: The Source - 2007

Séries:

Highlander (Highlander The Series) - 1992-1998

Highlander The Raven - 1998
 

Desenho Animado:

Highlander Desenho (Highlander: The Animated Series) - 1994-1996

The Methos Chronicles (Internet) - 2001


 

Os três primeiros filmes foram estrelados pelo ator Christopher Lambert, como Connor MacLeod; o quarto filme reuniu Lambert com o
protagonista da série, Adrian Paul (Duncan MacLeod), além de Peter Wingfield (Methos) e Jim Byrnes (Joe Dawson).

O primeiro filme, origem de tudo, é excelente, a sua continuação uma verdadeira aberração que deve ser esquecida e a terceira parte, apenas razoável.

Highlander: A Batalha Final, lançado em setembro de 2000 nos Estados Unidos, trouxe muitas surpresas e chegou ao Brasil em dezembro do mesmo ano; é um ótimo filme. Em março de 2001, chegou nas locadoras, apresentando a mesma versão vista nos cinemas; no entanto, nos Estados Unidos, uma outra versão foi lançada ("all-new ending") — alguém que morreu no cinema chega ao final do filme vivo(a).

Highlander: The Source saiu direto em DVD. O filme reuniu Duncan, Joe e Methos e é outra aberração que deve ser esquecida.

A série Highlander era uma produção franco-canadense, sendo que cada temporada era filmada metade em Vancouver, Canadá e metade em Paris, França. Após seu término, os produtores consideraram fazer uma série com Methos (The Methos Chronicles), projeto abandonado em favor de outro personagem, Amanda, que acabou protagonizando Highlander The Raven.

Ainda quando a série estava sendo produzida, foi lançado Highlander Desenho, baseado na saga dos Imortais. Seu protagonista, o jovem Quentin MacLeod, seria "o último dos MacLeod" — Connor teria morrido e Duncan nem é citado. Por ser um desenho dirigido (também) às crianças, não há decapitações.

The Methos Chronicles foi uma série animada (Flash) veiculada pela Internet, cuja estréia aconteceu em 21 de março de 2001. Como o nome já diz, Methos foi o personagem principal e a história aconteceu entre o Japão moderno e o antigo Egito. O projeto ficou com uma temporada só, de 8 episódios.
 

Pré-Imortais

Imortais vivem uma vida normal até sua primeira morte, que sempre é violenta — eles não ficam doentes. Sua origem é desconhecida; eles são sempre encontrados bebês e criados por mortais e não podem ter filhos.

Imortais não sabem de sua condição até morrerem pela primeira vez, mas os que já tiveram a sua primeira morte são capazes de reconhecer um pré-Imortal.

A partir da primeira morte em diante, eles param de envelhecer - por exemplo, se um Imortal morre com 15 anos, ele ou ela será adolescente para sempre.

Obs.: A imortalidade só acontece a partir da puberdade, portanto não existem crianças Imortais — isto é o que afirmam os produtores da série. No entanto, o Imortal mais novo em Highlander, Kenny, morreu quando tinha 10 anos; a explicação seria de que se trata de um garoto precoce...

Em seguida à primeira morte, os Imortais sempre encontram um outro mais experiente que será seu professor durante algum tempo, ensinando as regras do jogo e, principalmente, ensinando o novo Imortal a sobreviver usando a espada. Richie Ryan é o pupilo de Duncan MacLeod; por sua vez, Duncan foi pupilo de Connor MacLeod.

The Buzz

Imortais sentem outros de sua espécie se aproximando. Este sentimento é chamado, em inglês, "the buzz" (zumbido, zunido). O termo não é usado pelos Imortais e sim pelos fãs da série.

Como um Imortal Pode Morrer

Imortais morrem quando têm suas cabeças cortadas, por outros Imortais, mortais ou acidentalmente (em um desastre de avião, por exemplo). Quando um Imortal é ferido, o ferimento cura imediatamente, a não serque seja muito grave - neste caso,  demora um pouco mais. Eles sentem dor e quando "morrem", levam alguns minutos para voltarem à vida. Porém, se um Imortal é ferido da linha do pescoço para cima, o ferimento terá que ser tratado normalmente e deixará uma cicatriz.

Quickening

Quando  Imortais cortam a cabeça de outros Imortais, eles absorvem sua energia num processo chamado Quickening (na série termo traduzido como reavivamento, vivificação, arrebatamento, energização ou iluminação) — em meio a raios e explosões, quase tudo em volta do Imortal fica destruido; poucas coisas permanecem no lugar. Quanto mais velhos, maior é a energia liberada (é implícito que quanto mais viveu, mais sábio ou poderoso um Imortal é). Quando Imortais bons matam Imortais maus, eles absorvem sua energia, mas não sua maldade. Entretanto, existe o perigo do Dark Quickening (na tradução brasileira, "precipitação de violência"),muito raro, quando toda a energia negativa é transferida, causando muitos problemas àqueles que a recebem. Duncan MacLeod passou por esta experiência. Quando um Imortal é morto por um mortal ou acidentalmente, seu Quickening vai para o Imortal que estiver próximo; se não houver nenhum, não há Quickening.

*Foto: Methos durante o Quickening, episódio Revelação 6:8


O Jogo/Só Pode Haver Um

Imortais vivem de acordo com suas próprias regras. A eles foi ensinado que no final só pode haver um. Imortais estão sempre se enfrentando em combates fatais e por isso todos sempre carregam suas espadas onde quer que vão. Eles não podem lutar em solo sagrado — igrejas, cemitérios, mosteiros etc (seja de qual religião for) e é completamente desonroso "matar" o oponente (usando uma outra arma que não a espada) para então cortar sua cabeça facilmente, sem precisar lutar.

A Reunião/O Prêmio

Chegará um tempo em que todos os Imortais que ainda restam na Terra sentirão uma vontade incontrolável de se reunirem em um determinado lugar para O Encontro (The Gathering). Neste lugar, o combate final acontecerá e o vencedor ficará com O Prêmio (The Prize); este, se considerarmos o primeiro filme, seria o poder da telepatia, de ler a mente de todas as pessoas do mundo, principalmente dos poderosos, e assim poder interferir em suas decisões, para o bem da humanidade.

Obs.: No primeiro filme, isto já havia acontecido — Connor MacLeod derrotou Kurgan, tornando-se o último Imortal sobre a face da Terra, e recebeu O Prêmio. Para que a série se tornasse possível, este "detalhe" teve que ser desconsiderado. Mas quem se importa?

Os Watchers (chamados também de Sentinelas, Guardiões, Observadores, Olheiros ou Espreitadores na versão brasileira)

Sociedade secreta formada por homens e mulheres que observam e registram a vida dos Imortais, mas sem jamais interferir. Foi criada por Ammaletu, O Grego, após ele presenciar Gilgamesh voltar à vida há 4.000 anos. Os Imortais, com exceção de alguns poucos, não sabem da existência dos Watchers. Eles podem ser identificados por uma tatuagem  que têm no pulso. Nos filmes, os Watchers não existiam. Eles foram introduzidos na série a partir da segunda temporada.





Vocabulário básico para todo fã de Highlander

Immie - Imortal

K'immie - Imortal ruim. O 'k' se refere ao fato de que muitos dos Imortais vilões tem nomes começados com a letra 'K': Kronos, Kalas, Kanwulf, Kuyler, Kent, Kern, Karros, Kenny, Keogh, Kurlow, Kage, Kristov, Kagan, King, Kanis, Kincaid, Killian, Kinman, Kamir, Kristin, Kassim, Kantos, Kelly.

ROG - Really Old Guy = Cara Muito Velho = Methos

Seacouver - Cidade fictícia onde vive Duncan MacLeod. Uma mistura de Seattle (cidade americana muito parecida com a que é mostrada na série) e Vancouver, onde Highlander era filmada.

Clan Denial - Grupo de pessoas que fundaram um fã clube cuja finalidade é renegar o episódio O Arcanjo (Archangel), e portanto, negar a morte de Richie Ryan.

Fan Fiction- Histórias escritas por fãs, para fãs.

PEACE (Protect, Educate and Aid Children Everywhere) - Fã clube oficial e Fundação para o auxílio de crianças necessitadas de Adrian Paul.

Our Lady Of the Light Fingers (Nossa Senhora dos Dedos Leves) -  Amanda

PWFC - Fã clube oficial de Peter Wingfield.

FUOT - Forgive Us Our Trespasses (episódio de Highlander).
 
 

HOME