Duncan, Methos e Joe - foto de David Gray
Foto © David Gray

Highlander



AMIGOS

 
 
Connor MacLeod (Christopher Lambert)
ConnorPrimeiro professor de Duncan MacLeod, a quem conheceu em 1625. Connor, assim como Duncan, nasceu em Glenfinnan, nas montanhas da Escócia, em 1518. Morreu pela primeira vez em 1536, aos 18 anos, ferido em campo de batalha pelo Imortal Kurgan e foi banido de seu clã logo após voltar à vida. Seu primeiro mentor foi Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez (Sean Connery), que o encontrou em 1541, quando ele vivia feliz ao lado de Heather. Após Ramirez, teve como mentores o inglês Thomas Cavanaugh e o feiticeiro japonês Nakano (1590). Durante toda sua vida, ao contrário de "Duncan MacLeod do Clã MacLeod", teve várias identidades para mascarar sua condição de Imortal: Adrian Montague, Jacques Lefeburt, Alfred Nicholson, Capitão David Carruthers, Rupert Wellingford e Russell Nash. Seus piores inimigos foram o Kurgan, Kane e Jacob Kell. Em 1992, reapareceu na vida de Duncan, e o forçou a voltar ao Jogo. Morreu pelas mãos de Duncan em 2000 — praticamente um suicídio. Foi enterrado na Escócia, junto com sua amada esposa Heather, morta em 1590 de velhice. Episódio: The Gathering. Filmes: Highlander, O Guerreiro Imortal; Highlander 2, A Ressurreição; Highlander 3, O Feiticeiro e Highlander, A Batalha Final. Livro: The Element of Fire.


Hugh Fitzcairn (Roger Daltrey)
O melhor amigo de Duncan MacLeod, era inglês e foi morto por Kalas em Paris, em 1996. O primeiro encontro entre Duncan e Fitz aconteceu em Verona, Itália, em 1637, quando o Highlander estava encarregado de proteger a filha do doge (título dado aos governantes de Verona) dos avanços amorosos de Fitz. As aventuras de Hugh Fitzcairn podem ser acompanhadas nos episódios The Hunter, Star-Crossed, Till Death, The Stone of Scone, Unusual Suspects, To Be e Not to Be. Livro: White Silence.
Roger Daltrey faz parte do grupo inglês The Who.


Darius (Werner Stocker)
DariusUm dos melhores amigos de Duncan MacLeod. Padre católico com mais de 2000 anos de idade, foi morto pelo ex-Watcher James Horton em 30 de maio de 1993 dentro da Igreja da qual era responsável (St. Julien le Pauvre), em Paris. Conta a lenda que séculos atrás Darius era um general sanguinário que, às portas de Paris, matou o Imortal mais velho da época e recebeu sua energia, transformando-se em homem de paz. Foi também budista e hinduísta. Os episódios em que Darius aparece são Band of Brothers, For Tomorrow We Die, The Beast Below, Saving Grace e The Hunters. Livro: Shadow of Obsession.

Werner Stocker morreu em 27 de maio de 1993, aos 38 anos; ele era alemão.


Ian MacLeod (Matthew Walker)
Pai adotivo de Duncan MacLeod, chefe do Clã MacLeod. Renega o filho quando este retorna à vida após ter morrido em batalha, em 1622. Ian foi morto em 1624 por Kanwulf O Destruidor. Aparece nos episódios Family Tree, Revenge of the Sword, Homeland e Prophecy.


Randi MacFarland (Amanda Wyss)
Repórter de TV cujo passatempo era incomodar Duncan MacLeod, Tessa Noël e Richie Ryan na primeira temporada da série — mas era inofensiva. Episódios: Innocent Man, Bad Day in Bulding A, Deadly Medicine, See No Evil, Eyewitness e Band of Brothers.


Comissário Comanski (Jay Brazeau)
Comissário de polícia em Seacouver. Episódios: Free Fall e Bad Day in Building A.


Sargento Bennett (Tim Reid)
Em Seacouver, toda a investigação de Bennett tinha, como um dos envolvidos, Duncan MacLeod. Episódios Revenge is Sweet, See no Evil e Eyewitness.


Inspetor LeBrun (Hugues LeForestier)
Policial francês de boa índole que volta e meia encontrava-se com Duncan MacLeod, na primeira temporada da série. Estranhas mortes aconteciam em Paris e Duncan sempre estva envolvido ou com as vítimas ou com os assassinos (Imortais), deixando o pobre inspetor perdido no meio do tiroteio. LeBrun chegou a ver Mac uma vez (antes do encontro deles em 1993), quando estava começando sua carreira na polícia — foi no mesmo dia em que Duncan conheceu Tessa Noël. Episódios: For Evil's Sake, For Tomorrow We Die e Saving Grace.


Renee Delaney (Stacey Travis)
Agente especial que, estando atrás de Xavier Saint Cloud, envolve-se romanticamente com Duncan MacLeod. Episódios: Unholy Alliance I e II e Double Jeopardy.


Rebecca (Nadia Cameron)
Primeira professora de Amanda — logo após sua primeira morte, ela a recolheu em seu castelo e a introduziu ao mundo dos Imortais. Rebecca tinha um antigo cristal, cujas partes que o formavam distribuiu entre seus estudantes. Acreditava-se que este cristal, chamado de a Pedra de Matusalém, daria vida eterna e invulnerabilidade a quem o possuísse. Rebecca teve sua cabeça cortada por um de seus ex-pupilos (Luther) em Paris, em 1994; ele estava tentando juntar as peças do cristal. Episódios: Legacy e Methuselah's Gift.


Maurice (Michel Modo)
MauriceBem humorado e um tanto quanto vigarista vizinho de Duncan MacLeod em Paris — seu pequeno barco esteve ancorado ao lado da chata do Imortal. Chegado a um bom vinho, sempre teve problemas em manter seus empregos como chef de cuisine. Sua sobrinha, Simone, era prostituta (sem o tio saber) e foi morta pelo Imortal Kagan; velho conhecido de Mac, ele roubou um valioso rascunho feito por DaVinci com a ajuda da jovem, matando dois guardas durante o roubo. Como sabia demais, Simone acabou sendo assassinada. No decorrer da série, foi proprietário de um pequeno restaurante e mais tarde de um clube de jazz. Episódios: Unholy Alliance parte II, Warmonger, Pharaoh's Daughter, Legacy, Prodigal Son, Star-Crossed, Take Back the Night, Reasonable Doubt, Finale parte I e The Modern Prometheus.


Rachel MacLeod (Kristin Minter)
Parente de Duncan MacLeod, é proprietária de uma hospedaria em Glenfinnan (Escócia), terra natal de Duncan. No estabelecimento está exposta a espada Claymore que ele devia ter herdado do pai, Ian MacLeod. Episódios: Homeland, Deliverance e Promises.


Alexa Bond (Ocean Hellman)
AlexaGarçonete do bar de Joe, a mulher mortal que Methos amou. Após viajar com "Adam Pierson" pelo mundo (incluindo uma visita a Santorini, na Grécia, onde ele contou a ela que era Imortal), ela morreu de uma doença grave num hospital em Genebra, Suiça, tendo Methos ao seu lado — ele que havia tentado desesperadamente conseguir a Pedra de Matusalém, o talismã místico que segundo a lenda daria vida eterna e invulnerabilidade a quem o usasse. Foi enterrada em Paris — inicialmente, Methos tinha pensado em sepultá-la em Santorini, porque ela amou aquele lugar, mas optou pela França para que ela ficasse mais perto dele. Episódio Timeless; Alexa é citada nos episódios Deliverance, Methuselah's Gift e Through A Glass Darkly. Livro: An Evening at Joe's/Postcards From Alexa.


Sean Burns (Michael J. Jackson)
Velho amigo de Duncan MacLeod, ele era psicólogo e se dedicava a cura da mente; administrava um hospital na França, durande a Primeira Guerra Mundial. Foi morto por Duncan em 1995, quando este estava sob os efeitos do Dark Quickening. Episódios: Deliverance, Till Death and Forgive Us Our Trespasses.


Cassandra (Tracy Scoggins)
CassandraConhecida como a "bruxa de Donan Woods", ela encontrou-se com Duncan MacLeod na Escócia, quando ele tinha apenas 12 anos (1604), e profetizou que o Highlander seria o único que poderia vencer as forças do mal. Séculos mais tarde, eles se encontram novamente; tornando-se amigos e amantes. Cassandra morreu pela primeira vez na Idade do Bronze, assassinada por Kronos, tornando-se, em seguida, escrava de Methos. Em 1997, ela reencontrou Methos e tudo o que queria era cortar sua cabeça; só não o fez por intervenção de Duncan, que implorou a ela que poupasse a vida do amigo. Episódios com Cassandra: Prophecy, Comes a Horseman e Revelation 6:8.
 
 

INIMIGOS

James Horton (Peter Hudson)
HortonEx-Watcher e cunhado de Joe Dawson, liderava o grupo Hunters, cujo objetivo era matar Imortais. Nasceu em 1945 e foi finalmente morto em 1994, esfaqueado por Duncan MacLeod — ele que já tinha levado tiros de Joe (e caído no Sena) e sido gravemente ferido pela espada de Duncan em anos anteriores. Episódios com Horton: The Hunters, The Watchers, Unholy Alliance I e II, Counterfeit I e II, One Minute to Midnight, Archangel, Avatar, Armageddon e Not to Be.




Xavier Saint Cloud (Roland Gift)
XavierXavier Saint Cloud (nascido por volta de 1160 no Marrocos), era também conhecido como Gerard Fleurie e Nelson Mfune. Passou séculos vivendo uma vida esplendorosa às custas de homens e mulheres inocentes que roubava e matava. Duncan MacLeod o encontrou pela primeira vez na Algéria, em 1653, ocasião em que o mouro Xavier cortou a cabeça de seu professor e amigo Hamza ibn Mohammed al Katib (John Suda) — às vezes chamado de el Kahir. Mais tarde, eles se encontraram novamente durante a Primeira Guerra Mundial e, finalmente, nos anos 90 os dois se enfrentaram por três vezes; Duncan o matou em 22 de fevereiro de 1996. Em um dos confrontos com MacLeod, o Highlander cortou sua mão esquerda; ele então passou a usar uma prótese com um gancho em seu lugar. Darius também conheceu Xavier St. Cloud, quando este era apenas um ladrãozinho barato, séculos atrás. Episódios com Xavier: For Tomorrow We Die, Unholy Alliance I e II, Finale parte I e Double Jeopardy. Livro: Scimitar. Hamza el Kahir aparece no episódio Finale parte I e no livro Scimitar.
Roland Gift é também cantor — ele é o líder do grupo Fine Young Cannibals.


Kronos/Melvin Koren (Valentine Pelka)
KronosKronos fazia parte dos Quatro Cavaleiros — junto com Methos, Silas (Richard Ridings) e Caspian (Marcus Testory) — os mais terríveis Imortais que já existiram. Eles espalhavam o terror na Idade do Bronze, estuprando, matando e destruindo tudo o que encontravam pela frente, apenas por prazer. Foi morto por Duncan MacLeod (que o conheceu como Melvin Koren no Velho Oeste) em 1997, depois de ter tentado juntar forças com Methos novamente. Na mesma ocasião, Methos matou Silas e Duncan matou Caspian. Episódios com Kronos: Comes a Horseman, Revelation 6:8, Archangel, Armageddon e Not to Be.


Kalas/Antonio Neri (David Robb)
KalasKalas era um monge com grande talento para o canto que vivia em um monastério fundado pelo Imortal Paul. Em 1658, Duncan MacLeod procura refúgio no monastério e acaba descobrindo que Kalas costumava matar todos os Imortais assim que deixavam o solo sagrado e então ele é expulso do lugar por Paul. Este foi o começo de uma relação problemática entre os dois durante os séculos. Em 1995, após matar o melhor amigo de Duncan, Fitz, Kalas vai à procura da cabeça do Imortal mais velho — Methos, para absorver sua energia, ficar mais forte e derrotar MacLeod. Methos, depois de enfrentar Kalas e fugir, percebe que não conseguirá derrotá-lo jamais, e então oferece a própria cabeça a Duncan. Mac recusa e ele mesmo enfrenta Kalas. Porém, a luta entre os dois é interrompida pela polícia (chamada por Methos, porque ele não tem certeza da vitória de Duncan), que prende Kalas pela morte do Watcher Donald Salzer (mentor de Adam Pierson/Methos). Algum tempo depois, ele é tirado da prisão por Amanda, que tinha a intenção de matá-lo como um favor a Duncan. Mas ela falha, e Kalas volta a perseguir MacLeod e seus amigos. No final, eles lutam no alto da Torre Eiffel e Kalas acaba finalmente morto. Episódios: Song of the Executioner, Star-Crossed, Methos e Finale I e II.


Kanwulf O Destruidor (Carsten Norgaard)
Viking legendário por sua crueldade — e Imortal. Em 1624 destruiu a vila de Duncan MacLeod (que havia "morrido" em 1622 e estava banido de seu Clã) e matou seu pai, Ian MacLeod. Logo depois, Mac o encontrou e vingou a morte do pai, matando o viking. Porém, como ainda não sabia que um Imortal deve ter sua cabeça cortada para morrer, Kanwulf retornou à vida e continuou espalhando terror por onde passava. Finalmente, teve sua cabeça cortada por Duncan em 1995. Episódio Homeland.


Kenny (Myles Ferguson)
KennyKenneth morreu quando tinha 10 anos em 1182, na Inglaterra; ele e seus pais adotivos foram mortos pelos Normandos. Logo após o massacre, Amanda o encontrou e fez dele o seu pupilo, ensinando-o a sobreviver usando, principalmente, a sua aparência inocente de criança; eles ficaram 1 ano juntos, até que Amanda foi pega pelos Normandos, acusada de roubo e enforcada; Kenny conseguiu fugir. Amanda passou 3 anos a sua procura, sem sucesso. Com o passar dos séculos, Kenny tornou-se bastante perigoso, enganando outros Imortais que o tomam sob sua guarda (como fez Duncan MacLeod em 1995) e então cortando-lhes as cabeças. Amanda tinha dificulade em aceitar a natureza ruim de seu pupilo (Kenny seria o filho que ela nunca pode ter), até que um dia viu seu "menino" armar contra MacLeod e quase matá-lo. Episódios: The Lamb e Reunion.
Myles Ferguson morreu em 29 de setembro de 2000, aos 19 anos, num acidente de carro.


PERSONAGENS HISTÓRICOS
 

Príncipe Charlie (Benjamin Pullen/Struan Rodger)
Charles Edward Stuart (1720-1788), escocês pretendente à coroa britânica, neto do rei James II (Jaime II) da Inglaterra, deposto em 1688. Também chamado de "O Jovem Pretendente", foi derrotado pelo duque de Cumberland na Batalha de Culloden em 1746, tornando-se um fugitivo. Refugiou-se primeiramente na França e mais tarde na Itália, onde morreu. Suas tentativas fracassadas de conquistar o trono da Inglaterra (e, por consequência, da Escócia) acabaram levando-o ao alcoolismo.

Em Highlander, Duncan MacLeod cruzou com o príncipe (mortal) por duas vezes. Episódios: Take Back the Night, Forgive Us Our Trespasses e Through a Glass Darkly.


Flora MacDonald (Kim Johnston Ulrich)
Figura importante da história escocesa: Flora ajudou o Príncipe Charlie a escapar dos ingleses da ilha de Benbecula para a ilha de Skye após a derrota na Batalha de Culloden, disfarçando-o como sua empregada Betty Burke. Por este ato rebelde, foi presa na Torre de Londres; após solta, tornou-se uma celebridade. Conta a lenda que, durante a semana em que conviveu com Charlie, os dois se apaixonaram. Ela casou-se com Allan MacDonald em 1750, e, 24 anos depois, o casal mudou-se para os Estados Unidos onde ele lutou pelo exército inglês na Revolução Americana. Flora morreu na sua Escócia natal, em 1790, e foi enterrada na ilha de Skye.

Em Highlander, a cena da fuga de Charlie vestido de mulher foi reproduzida, com a diferença que Flora MacDonald, Imortal, contou com a ajuda de Duncan MacLeod; além disto, em 60 d.C., "Flora" era a guerreira celta Ceirdwyn. Episódio Take Bake the Night.


Lord Byron (Jonathan Firth)
ByronGeorge Gordon (1788-1824), poeta romântico inglês do século XIX.

Em Highlander, Imortal Byron era amigo do "bom Dr. Adams", isto é Methos, desde o século XIX; nos anos 90, alcançou a fama novamente, então como uma estrela do rock. Porém, entediado com a vida, jogando jogos perigosos com inocentes mortais e viciado em drogas, acabou tendo a cabeça cortada por Duncan MacLeod. Episódio The Modern Prometheus.


Mary Shelley (Tracy Keating)
Mary Wollstonecraft Shelley (1797-1851), romancista inglêsa, autora de Frankenstein: or, The Modern Prometheus.

Shelley começou a escrever Frankenstein na Suiça, mais precisamente no dia 15 de junho de 1816, aos 19 anos, como resultado de uma proposta de seu amigo Lord Byron — ela, seu marido Percy Shelley e o Dr. John Polidore (médico e amigo de Byron) preparavam-se para uma noite de leituras de histórias de horror na casa do poeta inglês, quando este propôs que cada um apresentasse uma de sua própria autoria. O que Shelley ofereceu aos amigos naquela noite de 1816 foi a origem não de uma simples história de horror (como podem, errôneamente, dar a entender as versões para o cinema e TV), mas uma obra complexa, um romance de ideias — filha de intelectuais, Shelley conviveu desde criança com escritores, poetas, filósofos e cientistas, que legaram a ela grande cultura, que, de repente numa noite festiva, "foi descarregada num raio de iluminação".
Mary Shelley foi casada com o poeta Percy Shelley e com ele teve quatro filhos: Clara, William, Clara Evelina (mortos ainda crianças) e Percy Florence. A escritora tinha pesadelos recorrentes com sua primeira filha, Clara, que morreu pouco tempo antes de Shelley ter escrito Frankenstein — ela sonhava estar massageando o bebê, que revivia.

Em Highlander, mortal, amiga do "bom Dr. Adams" e de Lord Byron, casada com Percy Shelley. A inspiração para escrever Frankenstein veio após ela presenciar Lord Byron morrer, ressuscitar, receber a energia de seu oponente e Methos revelar o segredo da Imortalidade dos dois. Episódio The Modern Prometheus.


Percy Shelley (Christopher Staines)
Percy Bysshe Shelley (1792-1822) é considerado o mais musical dos poetas inglêses do século XIX. Amigo de Lord Byron, marido de Mary Shelley. Morreu em 1822, num acidente com seu barco.

Em Highlander, mortal, amigo do "bom Dr. Adams" e de Byron, marido de Mary Shelley. Episódio The Modern Prometheus.


Dr. John Polidore
Médico pessoal de Lord Byron, estava na casa do poeta naquela famosa noite de 1816 em que ele, Mary Shelley e Percy Shelley se reuniram para "contar histórias de fantasma". Mary Shelley criou seu Frankenstein, Percy Shelley não conseguiu escrever nada, Byron produziu o fragmento de prosa Augustus Darvell (publicado como um apêndice de seu poema Mazeppa) e Polidore escreveu The Vampyre (inspirado em Augustus Darvell), que, publicado em abril de 1819 na revista New Monthly Magazine, foi a primeira história de vampiro da literatura inglesa (Drácula, de Bram Stoker, foi escrito muito depois, em 1897).

Em Highlander, John Polidore foi substituído por Methos, que na época era médico — o "bom Dr. Adams".
 


HOME